Hoje queria compartilhar um pouco minha viagem à Grenoble, junto com o Lucas. Grenoble é uma pequena cidade ao pé dos Alpes franceses (nem tão pequena, se comparada com Évora, Grenoble tem 150 mil habitantes). É uma cidade bonita, universitária e um tanto fria, mesmo na época em que fomos (setembro). Desavisadamente, eu levei apenas um casaco fino, e o resultado foi que passei frio quase todos os dias na cidade.
Rio Isére em Grenoble
O objetivo principal de ir a Grenoble foi ver o show do Leonard Cohen, meu maior ídolo atualmente na música (quem não conhece, procure no google!). O show foi absolutamente maravilhoso, todos os músicos incríveis e o Leonard Cohen, em plena forma aos 76 anos, fez um show de 3 horas de duração. Apesar de a música ser primorosa, o grande forte dele são as letras, de forma que é tido como um dos maiores poetas da história da música. Por isso achei genial que o telão do show tivesse legendas em francês, permitindo ao público apreciar da forma mais completa possível o espetáculo.
Leonard Cohen no show em Grenoble
Outro lado muito especial da nossa viagem foi encontrar os amigos do Lucas que moram em Grenoble, Cristopher e Edgar, dois físicos, ex-colegas dele de faculdade, que estão estudando na cidade. Eles puderam nos levar para conhecer outros lados de Grenoble (como as festas!), inclusive com direito a almoço francês em um domingo chuvoso na casa da senhora que hospeda o Cristopher... Comemos uns 5 tipos de queijo na sobremesa, mais francês que isso impossível!
Edgar, Lucas e Cristopher e as indefectíveis bicicletas de Grenoble
Atravessando o rio
Nós em um bistro - eu com o moletom do Cristopher pra enfrentar o frio!
Em Grenoble tem um teleférico que sobe até a Bastilha, um forte que fica no alto de um morro. Foi uma importante edificação militar para sustentar a defesa dos Alpes em inúmeros momentos históricos. Agora, oferece alguns museus (aos quais não fomos) e, principalmente, uma bela vista da cidade.
Nós subindo o morro no bondinho
Vista de Grenoble
Esse é o bondinho passando por cima do rio
Lucas e seu bandolim (adquirido aqui em Évora!)
Centro de Grenoble
----------------------------------
Aqui em Portugal, as notícias indicam que as coisas estão realmente muito complicadas economicamente. A crise atingiu em cheio ao país que já há 10 anos não apresentava nenhum crescimento econômico (!). Atualmente a grande discussão é em torno do orçamento nacional, que prevê aumento de impostos e cortes em diversas áreas, prometendo uma baita recessão no próximo ano. Assistir ao jornal na televisão é como voltar no tempo no Brasil, já que durante 80% da minha vida eu só soube que o Brasil estava em crise e parecia que nunca mais iria sair. A situação não é nada boa.
Achei interessante notar que o "Show do Milhão" aqui em Portugal (da franquia Who Wants to be a Millionaire) dá como prêmio máximo apenas 100 mil euros...
Também vi na televisão esses dias que existem vários brasileiros pedindo ajuda financeira para voltar ao Brasil. Desiludidos com a nossa ex-metrópole, sem emprego e vendo as notícias promissoras da economia do nosso país, empregadas domésticas e pedreiros querem voltar à pátria amada... E por outro lado, Angola aparece agora para os portugueses como uma nova terra prometida, lugar onde podem ter carreiras e crias oportunidades que já há muito não conseguem aqui. Não deixa de ser um pouco irônico, e até estranho, pra mim, esta inversão que parece estar ocorrendo...
Ah, sempre terão assuntos interessantes para os teus leitores, seja sobre o teu dia a dia, seja sobre algum hábito português, seja pelas notícias daí ou qualquer detalhe banal. Tudo nos interessa :)
ResponderExcluirO Fran estudou em Grenoble, é repleta de estudantes! Eu gostei, já ele achava um pouco cidade do interior, apesar de gostar da proximidade dos alpes para esquiar. Aliás, o inverno já deve estar batendo por aí, não?
Bisous
Olá, gostaria de entrar em contato com você. Estou numa situação parecida quanto ao visto. Eu tenho um visto de estudante, mas meu marido não tem, irá como meu familiar. Já li muito sobre o ricongiungimento familiare e o familiare al seguito (cujo procedimento me parece mais 'veloz'), e gostaria de saber quais foram as suas conclusões. Meu email é lidyanef@gmail.com Agradeço se você puder entrar em contato.
ResponderExcluirEUUU JA FUI AII, NOSSA PERFEITO ESSE LUGAR...
ResponderExcluir